Técnicas básicas

Grupos

A união faz a força no Go: duas ou mais peças podem unir-se formando blocos. Esses blocos de peças são chamados grupos e têm tantas liberdades quanto a soma das liberdades de cada peça que o forma.

Grupo A: 13 liberdades.

Grupo B: 14 liberdades.

Grupo C: 11 liberdades.

Grupos sendo capturados

Na figura acima podemos ver exemplos de grupos sendo capturados. Eles são capturados com a jogada 1 pois perderam todas as suas liberdades.

Grupos já capturados

A situação ao lado corresponde a do diagrama anterior porém com as peças já capturadas. Essas peças capturadas serão colocadas no fim do jogo para diminuir o território adversário.

Olhos verdadeiros X Olhos falsos

No diagrama acima você pode ver situações nas quais podemos ter a impressão de que os territórios estão completamente garantidos. Porém podemos ver que se as pedras Brancas jogarem nos pontos marcados com “x” (olhos falsos) elas capturam parte das pedras Pretas e em uma jogada seguinte podem jogar no outro “buraco” e acabar capturando todas as peças adversárias.

Isso já não acontece nos exemplos à direita. Se as Brancas jogarem em quaisquer dos buracos (olhos verdadeiros) entre as Pretas, estaria caracterizado o suicídio da pedra, o que não é permitido no Go.